24 de fevereiro de 2012

Viagem para Fortaleza no Carnaval

Olá pessoal, tudo bem?

Neste carnaval resolvemos ir para o nordeste e especificamente ao Ceará. Nós já conhecíamos Fortaleza de outras viagens mais detalhadas que fizemos pelo nordeste, mas desta vez a idéia era curtir praia.

Foi uma grande surpresa. Já passamos alguns carnavais no Brasil, e dependendo do lugar (litorâneo), são cheios demais e com trânsito horrível. Fortaleza não foi assim. A cidade estava cheia, só que em momento algum tivemos problemas com trânsito ou com as praias. Estas estavam bem movimentadas, mas nada de ficar esbarrando nas pessoas ou com atendimento ruim.
Na verdade o litoral do Ceará tem várias praias lindas, e acredito que dá para espalhar bem todos os turistas, rs.

Não precisa nem dizer que o tempo estava ótimo e com muito calor. Às vezes amanhecia meio nublado, mas antes mesmo de chegar a praia escolhida, o tempo já estava abrindo e o sol reinava.

As praias que fomos e as quais eu recomendo são:

Lagoinha - Esta praia já conhecíamos. É tão agradável que seria impossível não voltar. Quando pensamos em Ceará, Lagoinha vem logo à cabeça.
Fica cerca de 2 horas e 15 minutos do centro de Fortaleza. Demora um pouco porque a estrada é de mão única, e tem um pedágio que custa R$ 2,00 que paga-se na ida e na volta. Esta praia fica localizada no lado oeste de Fortaleza.
E lá fomos nós curtir um dia inteirinho neste lugar lindo. A praia é linda, com um atendimento muito bom. Ficamos na barraca Fateixas que tem uma estrutura ótima: mesas na areia, mesas sem ser na areia, redes, massagem, banheiros limpos, boas comidas e bebidas.
Antes de mais nada fomos fazer o passeio de quadriciclo que já fizemos em outra oportunidade. Fizemos novamente porque é muitooo bom, rs. O preço continua o mesmo depois de 3 anos (nem acreditamos), custa R$ 40,00 por meia hora ou R$ 70,00 por uma hora. Alugamos por uma hora e fomos passear por lugares diferentes do que fizemos pela primeira vez.
Nesta praia tem uma parte onde foi gravado o último No Limite (onde os participantes faziam as provas, tomavam banho e dormiam) e o pessoal da emissora ficaram em Flexeiras, uma cidade vizinha.

A água é quentinha e não tem como resistir, eu me divirto como criança, rs.

Outra praia que ficamos no dia seguinte foi Morro Branco, que fica aproximadamente 80 quilômetros do centro de Fortaleza. Ela está no lado leste de Fortaleza. A estrada é muito boa, duplicada e não tem pedágio, pelo menos até Morro Branco.

Esta praia também já conhecíamos, mas é linda demais... A vista da praia, com as falésias é incrível!
Tem um passeio que você faz no labirinto das falésias, onde as areias têm várias tonalidades de cores, de onde os artesãos fazem trabalhos lindos dentro de garrafas, vasos e outros materiais. Algumas areias hoje em dia são tingidas, mas muitas cores ainda são naturais. Na hora os artesãos te informam se você perguntar.
O mais legal que eu acho é ver os artesãos trabalharem ali ao vivo. Você pode levar um desenho, um nome, um logotipo, e enquanto você fica na praia curtindo o dia, eles fazem o trabalho solicitado, e no final da tarde você pega prontinho.

A outra praia é de Cumbuco - Esta fica para o lado oeste e muito perto do centro de Fortaleza, cerca de 30 quilômetros. Lembrando que tem o pedágio e que a estrada é meio ruim, poderia ser mais rápido de chegar se não fosse as condições da estrada que é de mão única.

Esta praia é muito boa para quem quer algo perto de Fortaleza, e é linda de tirar o fôlego. O passeio de jangada estava custando R$ 10,00 por pessoa. Tem também o passeio de buggy e passeio à cavalo e jegue. A praia é muito utilizada para praticantes de kitesurf (muito legal ver).
Tem vários quiosques com bom atendimento e água calma que parece uma piscina salgada. Dá para curtir sem preocupação.
Esta praia é muito procurada. Como eu disse antes, é perto de Fortaleza e não deixa nada a desejar para as outras praias.

Na orla de Fortaleza tem a praia de Iracema, que é boa para caminhar principalmente à noite, já que é muito agitada. Nesta orla tem vários restaurantes bons, tem show de humor, e feirinha super tradicional e lotada, rs.
Deu tempo de andar no final do dia, à noite e à tarde também, assim relembramos as várias facetas desta orla.
É muito bom para quem pode alugar carro, assim você se sente livre para ir e vir no horário que bem entender. Alugamos o carro no aeroporto e permanecemos com ele o tempo todo. Gostamos desta liberdade e não gostamos de excursão.
Para quem não tem a opção de alugar o carro, na orla de Iracema, tem muitas empresas de turismo vendendo passeios para várias praias. Você contrata e eles passam no hotel para te pegar e te deixar, vale conferir.

Desta vez não assistimos o show de humor porque já tínhamos assistido na outra viagem em que fomos a Fortaleza, mas para quem nunca foi ou não tem a intenção de voltar novamente a cidade, é muito legal de assistir, vale a pena mesmo. Enfim, você está na terra do humor!

A novidade desta orla é o jardim japonês que quando fomos não existia. Achamos bem interessante e à noite fica lindo, todo iluminado.

Desta vez também não fomos ao Mercado Central de artesanato (já que tem a feirinha na orla de Iracema). Não é mais novidade para nós e não queríamos perder tempo com isso, apenas queríamos curtir praia, rs.

Este é um passeio obrigatório porque o Mercado Central é muito grande, com vários andares e infinitas lojas de artesanato. A dica é pesquisar os andares de cima que são mais baratos.

Ali por perto tem também o Centro Cultural Dragão do Mar, com shows, artes e exposições, além da fortaleza que dá nome a cidade. Vale a pena dar um pulo lá. Desta vez também não fomos nesses lugares porque já conhecíamos.

Restaurantes que indico:

Colher de Pau - Melhor comida regional que comemos. Ambiente com música e bem alegre. Você pode sentar ao ar livre, embaixo de árvores e com preço justo. Fomos à noite e estava bem animado.
Rua Frederico Borges, 409.

Cantinho do Faustino - Quando fomos da outra vez a Fortaleza, conhecemos este restaurante que nunca mais esquecemos. Ele era em um bairro afastado, na casa do dono. A horta com ervas eram plantadas ali mesmo. Você via o chef preparando seu prato, inclusive o mesmo vinha até à mesa para servi-lo. Enfim, assim que pensamos em voltar a Fortaleza, a primeira coisa que veio à cabeça foi: eba, vamos jantar no Cantinho do Faustino. Neste lugar tinha sido a melhor comida regional que havíamos comido!
Em uma das noites resolvemos ir até lá, e ficamos sabendo que ele havia mudado de endereço. Então perguntamos no hotel qual era o novo endereço e ninguém sabia. O que se sabia é que ele havia mudado para a orla (Beira-Mar) no bairro do Meireles, e que depois fechou e abriu em um outro lugar ao qual ninguém sabia ao certo.
Fomos para a Beira-Mar e resolvi do nada perguntar para um flanelinha. Ele chamou outro rapaz para perguntar e esta pessoa salvou nossas vidas, rs. Ele explicou certinho como chegar ao novo endereço, e lá fomos nós...
O lugar é maior, tem a parte externa que é bem rústica/bonita e tem a parte de dentro com ar condicionado. Logo de cara percebemos que de um bistrô, tornou-se um restaurante normal, porém muito bom. Apostamos em um prato com camarões e estava delicioso. Ficamos pensando se o prato regional (carne de sol, paçoca de pilão e arroz com feijão verde) ainda estava no mesmo nível daquele que experimentamos quando era o bistrô. Resolvemos almoçar lá no último dia e pedir este prato para comprovar.
Percebemos que estava inferior do que havíamos comido antes, mas deu para perceber que eles se especializaram mais em frutos do mar, o qual estava bom demais no prato que havíamos escolhido para o jantar da noite anterior.
A dica é: se você quiser prato regional, vai no Colher de Pau que é arrebatador. Muito bom de verdade, nada salgado, comida saborosa, carne macia, arroz com feijão verde de se ajoelhar. Agora se você quiser frutos do mar, a opção é o Cantinho do Faustino, ou o outro que vou falar logo abaixo.
Novo endereço do Cantinho do Faustino: Rua Frei Mansueto, 1560, esquina com a rua Maria Tomásia no bairro de Aldeota.

Outro restaurante que amamos foi o Coco Bambu. Este restaurante é bem grande, lindo, com um cardápio bem diversificado (vários pratos especiais com frutos do mar), e é muito bom para ir a dois. Tudo bem que tem várias famílias que frequentam este restaurante, mas é bem romântico.
Quando passamos na frente do restaurante, estava tão lotado com gente na lista de espera, que quase desistimos. Mesmo assim, resolvemos estacionar o carro e ver como estava o tempo de espera. Para nossa surpresa estava muito rápido e não ficamos nem 15 minutos esperando. Ficamos bem felizes, rs.
Sentamos em uma mesa bem legal e pedimos um prato exótico, bem gostoso. Ainda bem que resolvemos insistir porque valeu a pena!!!
Rua Canuto de Aguiar, 1317 (bem em frente a praia).

Tem uma sorveteria muito boa na Beira-Mar que tem 50 sabores de sorvetes. Tem até de cerveja, acredita? Pedi para experimentar, mas não achei muito bom. Experimentamos alguns até fazer nosso pedido.
Eu que não sou muito fã de sorvete adorei, vale conferir seu sabor preferido!

Foi muito boa a viagem, deu para curtir praia, relembrar alguns lugares que gostamos, comer algumas comidinhas maravilhosas, e vimos que o carnaval em Fortaleza é muito bom e organizado.