25 de fevereiro de 2011

3

Petisco: Coxinha Assada

Olá pessoal, tudo bem???

Eu já falei aqui que não gosto de frituras, aqui em casa eu não frito nada e fora de casa eu não como nada frito... Eu prezo pela minha saúde e fritura não faz nada bem!

Então essa receitinha que vou passar hoje é sensacional. Vocês acreditam que é feita de inhame que faz muito bem a saúde e ainda por cima assada? Fica doradinha e sequinha!!!

Olha que fiquei com medo de não dar certo, mas é muito fácil e mesmo quem não tem alta habilidade vai conseguir fazer :o)


Receita para o final de semana hein???


Eu servi bem quentinha com um molhinho que inventei na hora: Creme de ricota da Tirolez com mostarda À L'ancienne.
A coxinha foi acompanhada por 2 cervejas boas: Amstel Pulse e Alt-Bamberg. Confesso que gostamos muitooo mais da Alt-Bamberg.


Ingredientes

Recheio:

- 2 latas de atum escorrido
- 1/2 cebola picada
- 1 colher (sopa) de coentro picado
- 2 colheres (sopa) de limão
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 20 g de aveia em flocos finos (1/4 xícara de chá)
- sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto

Massa:

- 600 g de inhame cozido e amassado com o garfo já frio (cozido no microondas. Você coloca dentro do saquinho aquele que colocamos os legumes, frutas... Dá um nó e faz alguns furos. Leva no microonda na potência lata por 5 minutos e depois você dá uma olhadinha e se precisar coloque mais 3 minutos. Se cozinhar na água não dá certo, ok?)
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 gema
- 2 sachês de caldo de legumes em pó
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal a gosto

Para empanar:

- 1 clara batida com 1 colher (chá) de azeite ()
- farinha de rosca misturada com colorau a gosto (para empanar)

Recheio:

 - Numa tigela coloque 2 latas de atum escorrido, 1/2 cebola picada, 1 colher (sopa) de coentro picado, 2 colheres (sopa) de limão, 1 colher (sopa) de alho picado, 20 g de aveia em flocos finos, sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto e misture bem. Reserve.

 Massa:

Coloque numa outra tigela 600 g de inhame cozido (no microondas) e amassado com o garfo (já frio), 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1gema, 2 sachês de caldo de legumes em pó e 1 colher (sopa) de salsa picada, sal a gosto e misture bem até formar uma massa firme e homogênea.


Montagem:

Com uma colher pegue uma porção de massa e abra um disco nas palmas das mãos (untadas com água). Coloque um pouco de recheio de atum (reservado acima) e feche a massa formando uma coxinha.
Repita este procedimento até terminarem os ingredientes.
Passe cada coxinha em 1 clara batida com 1 colher (chá) de azeite e em seguida na farinha de rosca misturada com colorau a gosto. Coloque as coxinhas numa assadeira forrada com papel manteiga e untada com azeite e leve ao forno médio pré-aquecido a 250 graus por +/- 10 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.






Bom Apetite!!!
Bjs e bom final de semana para todos.

3 comentários:

Unknown disse...

Boa companhia para estes salgadinhos!!
Estou esperando sua fotinho!
Bjocas e bom fim de semana

Flávia

Unknown disse...

Olá Carol

Ahhhhhhhhhh.... devem estar deliciosas. Só por esta visão, já estou te seguindo... Venha conhecer meu espaço e aproveite para participar do SORTEIO

Estamos SORTEANDO 2 belíssimas JOIA, venha paticipar...avise suas amigas...

Bjoooooooooo..........

http://amigadamoda.blogspot.com

Adri disse...

Humm, adorei essa receita! Sou louca por coxinha, de forno ficou melhor ainda! Só não dispenso o recheio de frango, mas o seu de atum tem seu valor, gostei :-) Beijos!

Postar um comentário