15 de fevereiro de 2012

6

Mole - comida mexicana

Meu marido algumas semanas atrás viajou para o México a trabalho e voltou falando deste tal de Mole. Ele já havia comido e não tinha dado tanta importância, mas voltou desta viagem falando e pediu para eu tentar fazer este prato.
Eu como adorooo um desafio na cozinha, pesquisei, adaptei, comprei os ingredientes e fiz.

Na verdade este molho no México é servido por cima de carne vermelha ou de frango. Então pensei em fazer o molho com cubos de frango...

Ingredientes:

Para cozinhar o frango:

400g de frango em cubos
1 xícara de vinho branco
1 xícara de água
4 cravos
sal a gosto

Para o molho Mole:

10g de sementes de coentro
10g de erva doce
20g de sementes de gergelim
20g de amendoins torrados
40g de amêndoas em lascas sem pele
10g de jalapeños em conserva
40g de uvas passas sem semente
1 dente de alho picado (coloquei alho frito)
3 colheres (sopa) azeite
1 cebola picadinha
1 pau de canela
250g de tomates maduro sem descascado, sem pele e sem sementes cortados em cubos
250 ml de caldo de frango
40g chocolate mei amargo (temque ser 70% cacau)

Primeiro eu fiz o frango. Coloquei a água, o vinho, o cravo e pitada de sal na panela. Em seguida acrescentei os cubos de frango, deixei em fogo baixo até que o frango fique bem cozido.

Depois fui fazer o molho. Primeiro peguei uma frigideira, deixei esquentar no fogo e coloquei: sementes de coentro, erva doce, gergelim, amendoim, amêndoas e alho. Deixe dar uma torradinha, mas não deixe queimar, ok?
Em uma panela você refoga a cebola no azeite, com os jalapeños, pau da canela e uva passa. Depois de dar uma refogadinha e reserve.
Coloque o tomate, o caldo que sobrou do cozimento do frango (sem os cravos), 250 ml de caldo de frango, os itens que você deu uma torradinha na frigideira, o refogado da panela (tirando o pau de canela) e os tomates. Triture tudo no mixer ou liquidificador.

Coloque este molho em uma panela, deixe levantar fervura, acrescente o chocolate, deixe derreter, depois coloque os cubos de frango e deixe levantar em fogo baixo até engrossar o caldo.
Cuidado na hora de acrescentar o chocolate porque tem que mexer bem para não grudar no fundo da panela.

Você pode servir com um arroz ou uma salada bem verde.

Bom, a minha apreensão foi na hora que meu marido experimentou. Ficou em silêncio e só ouvi o hummmm... Ele disse que ficou igual e eu fiquei feliz!
É um sabor bem diferente, algo que você come, gosta, mas não dá para comer toda hora. É um sabor e cultura diferente da nossa, mesmo todo mundo achando que no México só tem taco e tequila, rs.



Foi este jalapeño que comprei. Muito bom!



Fonte de pesquisa: Tertúlia de sabores.


Beijos :o)

6 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Carol!
Eu não sou muito fã da culinária mexicana, mas esse mole aí me deixou curiosa, até por usar chocolate no ingrediente. A mistura de sabores deve ser expressiva!
Um beijo

Bia Jubiart disse...

Hummmmmmmmmm deve ter ficado uma delícia! Vou já anotar, gostei dos temperinhos...

Carol, o quê a gente não faz por amor!Ahahahahahah

Beijão Bella!

Sílvia disse...

Oi, nunca comi comida mexicana, mas fiquei co vontade de provar, obrigada pela visitinha carinhosa, e faz sim o bolo, não vai se arrepender.
Bjos.
Silvia.

Ju disse...

Oi, Carol
Retribuindo e agradecendo sua visita. Fiquei muito feliz!
Interessante essa receita. Nunca experimentei a culinária mexicana, mas quem sabe, um dia desses eu me arrisco a fazer essa receita!
Falando do meu trabalho com as pedras, pois é, menina. Também nunca tinha visto e me surpreendi quando vi pela primeira vez numa lojinha de souvenires aqui na minha cidade. Só que eram só pedrinhas pequenas. Fiquei com a ideia na cabeça durante um tempo e recentemente resolvi experimentar. E me apaixonei com as inúmeras possibilidades!
Em breve vou postar outra criação!
Bjs

Mães e Festeiras disse...

Hum ... adorei a receita! Esse ano meu aniversário passou em branco, mas no ano que vem já estou planejando uma festinha mexicana e certamente vou usar suas dicas!
bjs,
Tais

Anônimo disse...

Prato super, super interessante! Já me encheu de idéias por aqui e assim que colocar em prática, te falo! Beijos, Paula

Postar um comentário