16 de junho de 2011

0

Pamonha Assada light com 80 calorias por cada porção.

Já falei aqui que adoro festa junina né? Nesses meses de junho e julho acho tão aconchegante com o frio, comidinha quentinha, curtir mais a casa... E ainda mais é o mês do milho, onde tenho lembranças boas da minha infância fazendo pamonha, cural, bolo de milho com a minha avó. Meu avô comprava caixas e caixas de milho verde e eu passava o dia todo com a minha avó. Era uma sujeira só, demorava o dia todo, mas o resultado de tudo era maravilhoso e o mais precioso: ter passado o dia todo com meus avós!

Aqui em casa não sou de fazer muita sobremesa, quando tem alguma aqui em casa é sempre mais light, não só preocupando com estética, mas também com a saúde porque eu acredito que somos o que comemos e antes evitar agora que ainda há tempo do que quando ficarmos mais velhos.

Eu queria tanto comer uma pamonha, mas sabe como é esses doces de avós nunca são light. Até que encontrei esta receita, fiz, aprovei e vou dividir com vocês.

6 espigas médias de milho verde
1 1/2 de xícara de leite desnatado
1 colher de (sopa) de fubá mimoso
1/2 xícara de adoçante em pó, próprio para forno e fogão
1 colher (chá) de margarina sem sal derretida
Canela em pó para polvilhar.

Modo de fazer:

Retire os grãos das espigas passando uma faca rente ao sabugo. (guarde o bagaço do milho verde que depois vou ensinar a fazer um bolo maravilhoso)
No liquidificador, bata o milho com o leite. Sobre uma tigela, passe por uma peneira apertando bem.
Acrescente o fubá, o adoçante e a margarina misturando até obter um creme.
Em um refratário, leve ao forno 180 graus, preaquecido, em banho maria, por 55 minutos ou até dourar e ficar firme.
Sirva a pamonha polvilhada com canela.
Eu coloquei  em refratários individuais, mas pode colocar em um refratário só.

Gente é maravilhoso!!!!! Aqui em casa foi mega aprovado e vou guardar com carinho esta receita.



Beijos e enjoy!!! :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário