3 de março de 2012

13

Viagem: Salvador e Morro de São Paulo - Bahia

Vamos viajar para a Bahia??? Eita lugar gostoso né???

Eu visitei Salvador algumas vezes, só que em uma dessas visitas aproveitamos para ir à Morro de São Paulo. Na verdade nem preciso falar que foi uma viagem maravilhosa né? Na verdade essa viagem foi bem grande porque iniciamos em Salvador e terminamos em Fortaleza.
Só que hoje vou contar só uma parte desta viagem que resume-se a Salvador e Morro de São Paulo.

Chegar em Salvador já é uma delícia, porque você já é recepcionado no aeroporto por baianas entregando a fitinha do Senhor do Bonfim.
Salvador é algo encantador, com muitos lugares lindos para conhecer, e muitos lugares deliciosos para comer. A orla de Salvador eu não acho muito atrativa para colocar um biquini e se jogar no sol. Para aproveitar praia mesmo, acho melhor ir até a Praia do Forte ou Arembepe (lugares lindos) que a qualquer hora venho falar aqui.

Nós alugamos um carro, o que facilita, mas se acordar cedo você tem a oportunidade de conhecer muitas coisas em um só dia.
Começamos esta viagem indo até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Esta igreja é muito falada em Salvador porque é o maior centro da fé católica. Você chega lá e tem milhares de fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas nas grades, lojinhas vendendo artigos religiosos e, é nesta igreja que é lavada as escadarias no segundo domingo de janeiro.


Depois desta visita e deixando a minha fitinha lá com pedidos, fomos passear até o forte de São Marcelo. Este forte foi construído em cima de um banco de areia cerca de 300 metros da costa. Para chegar lá você precisa pegar um barco que sai do Centro Náutico da Bahia (em frente ao Mercado Modelo). O barco vai rapidinho, não dá enjoo e pelo contrário você vai adorar a vista.
Dentro do forte tem lanchonete e restaurante que vale a pena conhecer. Os guias estarão lá para contar toda a história, as batalhas, as curiosidades... O passeio é bonito e dá para tirar umas fotos incríveis.
Consulte os horários de funcionamento antes de ir.






Vista da cidade de Salvador de outro ângulo.



Bom, agora vamos para o local mais famoso quando se fala de Salvador??? Pelourinho!!!

O Pelourinho nada mais é que um bairro de Salvador, porém é o bairro mais incrível que já vi. Primeiro você vai ser assediado por vendedores que oferecerão fitinhas, serviço de guia, colares, etc. Precisa de muita paciência e dizer firme que não quer, porque se deixar ele(a) fica caminhando ao seu lado o tempo todo falando e depois vai querer dinheiro. Quando fui pela primeira vez achei meio estranho, mas depois você acostuma e fala que não quer e pronto!!
O delicioso do Pelourinho é passar as horas por lá. Eu e meu marido andamos muito neste dia, entramos em várias lojinhas, paramos para comer, depois para um café, nos perdemos naqueles becos e vimos o pôr-do-sol que é maravilhoso!

Terreiro de Jesus e Igreja/Convento de São Francisco:


Esta igreja é linda e considerada a mais ornada de ouro no Brasil. Foi reconhecida em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.


Um dos ângulos da Praça José de Alencar:


Este restaurante que fica no Pelourinho vale a pena. É o restaurante da Dadá.
Por duas vezes fomos a Salvador e não resistimos, paramos para tomar uma cervejinha e comer alguns petiscos baianos.


Ver o pôr-do-sol aí é um luxo só. Que lugar delicioso!! A foto com o Elevador Lacerda é incrível!


Esta foto dá para ver lá no fundo o forte de São Marcelo e abaixo o Centro Náutico. A foto não pegou, mas o mercado modelo fica em frente ao Centro Náutico.


Ah, tem que descer este elevador hein??? O valor é bem pequeno (alguns centavos) e aproveite para visitar o Mercado Modelo.


Cruzes caídas na cidade alta:


O Mercado Modelo tem 260 lojas, que vendem variados tipos da arte baiana. Reserve algumas horas porque você vai ficar loucaaaa! rs.
Eu não tenho foto do mercado, porque achei melhor não arriscar ficar com a máquina na mão.
Vale muito a pena hein gente, vai visitar e sem hora para sair de lá, rs.

Salvador tem vários lugares ótimos para comer, mas se você tiver pouco tempo na cidade, não deixe de visitar esses 2 lugares:

Restaurante Yemanjá - Este restaurante é MARAVILHOSO! Quem nunca foi tem que ir. As garçonetes estão todas vestidas de baiana. Servem comida baiana mesmo, o salão tem ar condicionado, a comida é super bem servida, deliciosa e atendimento excelente.
Hoje eu não sei se consigo mais comer neste lugar, porque vem bastante comida, muita coisa frita, cheia de dendê... Eu recomendo pelo menos uma vez na vida.
Endereço: Av. Otávio Mangabeira, 4655, Praia de Jd. de Armação.

Acarajé da Dinha - Este é a referência de acarajé da cidade. Sim, existem vários outros lugares que vendem acarajé, mas igual ao da Dinha não existe. Fica localizado em uma praça e tem fila para comprar... Difícil de imaginar, mas este é um point na noite em Salvador.
Endereço: Largo de Santana s/n - Rio Vermelho.


Agora vou falar de Morro de São Paulo.


Primeiro vamos falar como chegar à Morro de São Paulo. Você tem várias alternativas:

- Avião: No aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães tem algumas empresas de táxi aéreo que levam até Morro de São Paulo. A viagem dura cerca de 25 minutos.

- Barco: Saem catamarãs e lanchas do Terminal Marítimo que fica em frente ao Mercado Modelo. O tempo médio é de 2 horas.

- Translado Alternativo: Tem empresas que levam as pessoas de Ferry Boat até a cidade de Valença e depois tem um barco que leva até Morro de São Paulo, que em média demora 3 horas.

Eu e meu marido, como estávamos com carro alugado e a nossa viagem iria continuar (Aracajú, João Pessoa, Natal, Canoa Quebrada, Morro Branco e Fortaleza), fizemos a opção de ir por conta própria. Pegamos um ferry boat para fazer a travessia de Salvador a Ilha de Itaparica.  Esse ferry boat leva carro, pessoas, galinha, sofá, etc, rs. Depois dirigimos até a cidade de Valença.
Já em Valença, deixamos nosso carro em um dos muitos estacionamentos de longa permanência existentes pela cidade. Eles são seguros e você leva a chave. Pegamos um barco rápido e fomos até Morro de São Paulo.

A minha dica é a seguinte: não aconselho ir de catamarã para quem tem criança pequena, pessoa de idade e quem tem problema de enjoo em alto mar. A catamarã bate muito, e mesmo quem nunca enjoou acaba não se sentindo bem.
Ir via Valença demora um pouco mais, porém é muito tranquilo e seguro. Vale a pena!

Veja as fotos das pessoas descendo do ferry boat na travessia de Salvador para a Ilha de Itaparica. Muita gente né? O passeio é bem bonito e você vai curtindo a paisagem.



Pista na terceira praia onde desce o avião em Morro de São Paulo. Meio rústica né??? rs.


Em Morro de São Paulo não tem asfalto, só areia. Não tem carro, ônibus, metrô, rs. As malas são carregadas por pessoas que oferecem o transporte através de carrinho-de-mão. Então quando o barco atraca em Morro de São Paulo, tem vários meninos com carrinhos cobrando para levar sua mala até a pousada.
Por conta disso, é melhor evitar malas grandes demais e muito pesadas. Se você não gosta de viajar com mochila como eu, a dica é levar apenas uma mala leve.
Não adianta levar sapatos nem roupa mais fashion para sair a noite. Em Morro de São Paulo 98% das pessoas andam de chinelo e à noite uma roupinha leve e simples.

Lá é conhecido pelas praias, 5 no total. A primeira praia é onde fica a maioria das casas dos moradores, restaurantes, igreja, enfim o centrinho. Na segunda praia ficam várias pousadas. É a praia mais conhecida, badalada e famosa. Na terceira praia tem uma grande variedade de hotéis, muito procurada para quem quer um pouco mais de tranquilidade. Já na quarta praia, tudo é bem deserto e parece que a praia não tem fim. Muito rica em piscinas naturais, barreira de corais e nada de agito. A quinta praia é a maior de todas, porém chegar lá só de barco mesmo.

Você pode caminhar até a quarta praia ou pegar um transporte de charrete, rs.

A dica é tentar ficar na primeira ou na segunda praia, porque à noite o agito concentra-se nesses lugares. Além do mais, fica mais barato para o transporte de suas malas.

A ilha tem um ciclo, onde o dia começa bem cedo e todos vão a praia para passar o dia. Escolhem um restaurante e ficam lá na praia com o serviço completo: bebidas, petiscos, cadeira, guarda-sol, etc.
Depois de contemplar o pôr-do-sol, as pessoas vão para as pousadas/hotéis, descansam, e mais à noite, saem para andar pelo centro, jantar, e ir até a segunda praia para tomar drinks feitos na hora com diversas frutas. Na verdade esse foi o ponto mais legal que achamos à noite. Ir até as barraquinhas que preparam drinks misturando frutas após o jantar. Dá para experimentar várias e deliciosas combinações!!!


Veja como a água é limpa e dá para dar comida para os peixes. Passamos horas ali... Uma delícia!


Noite com as barraquinhas de frutas para preparam os drinks!




 Lá tem uma tirolesa bem alta, eu não tive coragem, mas se você tiver, aproveite. Vale muito subir até o farol e o mais importante, ter esta vista!


Amooo!


A igrejinha que tem lá é muito simples, amei!


Existem vários passeios que você pode contratar em agências no certinho. Geralmente esses passeios são de barco, onde visitam lugares lindos que ficam nos arredores. Para quem tem um pouco de enjoo não aconselho muito, porque algumas são em mar aberto e daí já viu né?

Nós fizemos um em uma lancha que nos levou para lugares lindos. Visitamos a cidade de Cairu, depois o guia parou a lancha em alto mar com águas calmas para poder nadar e se divertir. Também parou em um restaurante muito delicioso em uma praia super deserta para o almoço. Chegamos no final do dia bem felizes, com fotos incríveis e bem cansados, rs. Chegamos para ver o pôr-do-sol lindíssimo nas ruínas do forte que fica perto do atracadouro.

Lugar onde paramos para almoçar no passeio:



Igreja e Convento de Cairu:



Veja a data desta construção: 1826.



Dá uma olhadinha para a ambulância, rs.


Este é o portal de Morro de São Paulo. Você entra por aí e logo já tem uma subida bem grande, rs.



 Ver o pôr-do-sol das ruínas do forte é algo maravilhoso! Muitas pessoas caminham até lá para contemplar este espetáculo da natureza. E é claro que fomos também!




Entardecer na quarta praia... Lindo demais!

Ah, cuidado para não voltar tarde porque não tem luz... É escuridão total hein?



Beijos :-)

13 comentários:

cris photos disse...

Nosso Brasil é mesmo lindo, e pelas suas fotos dá para ver que a Bahia tem muitas belezas. Que delicia de viagem.

Beijos.

Ju disse...

Viagem legal, hein Carol? Conheço Salvador, mas Morro de São Paulo, não. Morei muitos anos em Santa Cruz Cabrália, cidade vizinha a Porto Seguro, litoral do extremo-sul da Bahia. Você conhece?
Bj
Ju

Carol Vieira disse...

Oi Ju, eu conheço sim Santa Cruz Cabrália, mas conheci em outra viagem não nessa. Muito linda!!!

Márcia Costa. disse...

Oi Carol,

Que coincidência, fiz uns posts sobre o morro recentemente lá no blog. O morro é lindo né, apesar de ser de Salvador nunca tinha ido lá, fui agora no carnaval e adorei.
Bjs
http://apartamentobaiano.blogspot.com

Carol Vieira disse...

Marcia, realmente Morro de São Paulo é muito lindo. Quem conhece sempre se apaixona. Vale muito a pena!!!
Beijos :o)

Suzyy - Vaidades Femininas disse...

Quanta coisa linda. Não conheço Salvador, mas pretendo ir lá nas minhas férias. Bjs
www.blogdasuzyy.blogspot.com

Marília disse...

Olá Carol obrigado pela visitinha e pelo carinho seja bem vinda, tb estou te seguindo ;D
Bjks!

Pepa disse...

Que passeio lindo, e que fotos !!
Babei daqui !!

Sua viagem tá digna daqueles portais... linda demais !

Parabéns, e me conta uma coisa, tem mais ?? ssr

Bjus 1000 querida

Carol Vieira disse...

Pepa, obrigada pela visita aqui no blog.
Eu já viajei bastante pelo Nordeste e aos poucos vou colocando aqui. Realmente nosso Brasil é lindo!
Beijos :o)

Veronica Kraemer disse...

Cá querida, eu amei Salvador e Morro do São Paulo. Vendo este post fiquei morrendo de saudades de minha viagem, e com vontade de sair de mochila de novo, viajando sem rumo, conhecendo mais lugares mará!
Amei este post, com lindas imagens e ótimas dicas! Obrigada por compartilhar , minha amiga!
Bjossssssssssss
Vero

BORDADOS COM AMOR disse...

Oi Carol,fiquei muito feliz com vc lá no meu cantinho.Menina que blog lindo este seu,é logico que estou seguindo.Adoro artesanato,mas realmente fazer aula é complicado,aprendi muita coisa de curiosa que fui kkkk,bjuuuss.

Fernanda Ojea disse...

Oi tudo bem?

Gostei muito do seu blog e já estou seguindo :)

Se quiser dá uma passadinha no meu. Tem sorteio rolando por lá de um kit de esmaltes da Coleção Fashion Collection do O Boticário.

Feliz dia internacional da mulher!

Bjão

www.compreiporai.com

Thaís disse...

Olá!
Estou conhecendo seu blog e adorando!
Me identifiquei muito com vc, só não sou boa na cozinha! rs.
Já estive em Salvador, mas não gostei tanto. Mas Morro de São Paulo é perfeito! Depois vou postar no meu blog sobre lá também!
Beijoss
www.olumiar.blogspot.com.br

Postar um comentário