12 de setembro de 2012

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Benefícios das Frutas Vermelhas

Aqui em casa não pode faltar frutas vermelhas. No café da manhã frutas são as prioridades por aqui. Toda manhã tem: banana, mamão, frutas vermelhas e suco de laranja.
Eu particularmente durante o dia como várias frutas e vou variando durante a semana. Me sinto bem e não consigo ver minha fruteira vazia, rs.
Aqui em São Paulo eu acho com muita facilidade morango, groselha, mirtilo, framboesa, amora e cereja. Então aproveito mesmo, já que nas frutas encontramos muitas coisas boas e naturais que o corpo precisa.





Conheça um pouco de cada uma delas e seus benefícios nutricionais:


Amora - rica em vitaminas (A, B e C) e minerais (fósforo, potássio e cálcio). Ajuda combater doenças do coração e osteoporose, aumenta a taxa de colesterol bom do sangue, regulando os níveis de antioxidantes do organismo. Além disso, ajuda a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), também auxilia a melhorar a memória e é diurética e laxativa.


Ameixa – É rica em vitamina, riboflavina e potássio. Indicada para pessoas que sofrem de prisão de ventre. Possui somente 36 calorias e é uma boa fonte de fibras importantes para a dieta, como a celulose e a pectina.

As ameixas enlatadas contêm boas quantidades de riboflavina e de potássio, porém quantidades significativamente menores de vitamina C. As enlatadas em calda têm valores calóricos mais altos do que as frutas frescas, uma ameixa enlatada em calda, por exemplo, fornece 60 calorias. Existem também as ameixas secas, fonte mais concentrada de calorias e nutrientes.


Cereja - Contém grande quantidade de sais minerais, vitaminas e faz um delicioso suco. As cerejas mais escuras contêm mais ferro, magnésio e potássio do que as claras; todas são excelentes fontes de silício e provitamina A. São muito úteis como diuréticos e para o bom funcionamento das articulações. Possuem uma quantidade razoável de potássio e nenhum vestígio de sódio.


Framboesa - Como as folhas contêm tanino, possuem, tais como as das amoreiras, um efeito antidiarreico e antiinflamatório.

Além disso, como a framboesa apresenta um conteúdo abundante de vitaminas, preparada em suco, compota, doce e geléia, é um meio conveniente para evitar ou equilibrar os casos de insuficiência de vitaminas, durante as estações do inverno e da primavera também.


Morango - As folhas conservam substâncias tânicas e óleo essencial com citral. É uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C, que evita: hemorragias, fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, além de ajudar a cicatrizar ferimentos.
Possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestório, sistema nervoso e reumatismo.

Uva - As uvas, principalmente as vermelhas, são muito ricas em substâncias antioxidantes, que previnem o surgimento de diversas doenças, inclusive o envelhecimento.
É uma fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula os sucos digestivos, a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo.
Aproveite a estação e os benefícios das frutas vermelhas!!!

Mirtilo - Pequenas usinas geradoras de antioxidantes, o mirtilo fresco e doce nos protege de cima a baixo. Altas concentrações de antocianina criam a cor azul, mas elas também podem proteger a visão e combater energicamente os radicais livres causadores de câncer. Outro antioxidante, o ácido elágico, parece inibir o crescimento de tumores. [O ácido elágico é responsável pela coloração vermelha de frutas parentes do mirtilo, como amora, framboesa, cereja e morango.]

O mirtilo pode até reduzir a gordura abdominal. Esses efeitos são melhores quando o mirtilo é adicionado a uma dieta de baixas calorias, mas um estudo da Universidade de Michigan com animais descobriu que o mirtilo era benéfico até mesmo em dietas altamente calóricas. O mirtilo afeta a maneira como a gordura é armazenada e queimadas, e também melhora o uso de glicose do corpo.

GroselhaAs groselhas é uma das frutas mais nutritivas. Mas a maior parte das pessoas ainda não descobriu os benefícios da groselha para a saúde. Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio e também contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A).

As Groselhas contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E.

Em particular, groselha preta é conhecida por seu alto teor em vitamina C (um poderoso antioxidante), ABL, Omega-6 e ácidos graxos essenciais) e potássio. Têm sido demonstrado que têm o dobro do potássio das bananas, quatro vezes a vitamina C da laranja, e duas vezes os antioxidantes do mirtilo.

A groselha preta contêm antocianinas, que são compostos encontrados naturalmente em frutas. Eles são muito potentes e antioxidantes e são responsáveis pela cor de groselha negra. Cerca de 300 tipoa diferentes de antocianinas foram descobertos.

As antocianinas reduz a inflamação e os efeitos da artrite no corpo. O efeito é semelhante à aspirina ou ibuprofeno, as pessoas de meia-idade e idosos estão escolhendo o sumo de groselha que é saudável sobre esses medicamentos.

As antocianinas são sensíveis à luz e calor, assim o tratamento de groselha é controlada com muito cuidado para garantir que mantêm suas propriedades nutricionais.



Fonte: Exercitando Saúde, Saúde do UOL e Cuidados Saúde.


Beijos :o))

6 comentários:

Sun Moretti disse...

Adoooro frutas vermelhas e desde que eu consegui manter o peso, seguindo índice glcemico, eu dou prioridade nas vermelhas!Bom demais e além de tudo são lindas!

Aninha disse...

Minhas filhas amam morango! Uva! aqui em casa não falta, amei as dicas, bjs!!!

Paula Kasas disse...

Oie Carol.
No meu pomar tem boa parte dessas...dilicia!!!

Beijokas
PK

Melissa Alves disse...

Eu amo frutas, todas elas! Lembro que na infância comia muitas amoras, tinham amoreiras em casa. Mas aí minha avó chegou para construir e devastou todas as árvores do terreno. Só voltei a comer na adolescência, tinha perto de escola. Confesso, matava aula para ficar em cima da árvore comendo amoras... É tão difícil de encontrar frutas vermelhas para vender por aqui... Só morango.

Ah, obrigada pela sua visita ao meu blog! E também estou com medo do verão... rsrsrsrs

Beijos!

Chris Ferreira disse...

OI Carol, gostei muito de conhecer os benefícios das frutas vermelhas. Amanhã mesmo vou ao mercado comprar algumas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Marcelo Donizeti Santos Lopes disse...

Olá Carol, bom dia!
Me diga uma coisa, onde posso comprar groselha e framboesa???
Na minha cidade eu não encontro para comprar... :(

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