9 de abril de 2012

17

Viagem: Chile (Santiago)

Na última semana de março, eu e meu marido fizemos uma viagem para Santiago. Nessa época do ano não chove, faz frio pela manhã, calor de 30 graus durante o dia, e à noite a temperatura cai novamente. Recomendo dividir a visita a Santiago em dois momentos. O primeiro nesta época do ano, e o segundo no inverno total, para ver a neve nos Andes e subir nas estações de esqui.

Um grande problema nessa época é que a cidade tem muita poluição. E com a falta de chuva, dá para ver no horizonte aquela camada parada de poluição, além de sentir o ar bem seco.
Quem mora em cidades mais úmidas e for para Santiago, vai sentir muita sede, pele seca e sofrer com os lábios rachando. É bom se prevenir com cremes e muita água como eu fiz!

Se você gosta de andar muito e explorar lugares, dois dias inteiros são suficientes para conhecer bem Santiago. Com mais tempo disponível, é possível fazer um bate e volta à algumas vinícolas, além de visitas às cidades de Valparaíso e Viña del Mar.

Lá em Santiago tem o ônibus do tipo hop on/hop off da Turistik, onde você pode descer em todos os pontos turísticos. Porém nós optamos por andar pelas ruas e usar o metrô (que é muito eficiente). Falando em metrô, é bom estar atento aos valores das tarifas, porque em certos horários fica mais barato ou caro, de acordo com a demanda.

Santiago é cortada pelo rio Mapocho que nasce nos Andes. Infelizmente este rio vai se poluindo ao longo de seu percurso no meio da cidade, o qual passa também pelas cidades de Providencia e Maipú. O engraçado é que a calha do rio é bem larga, pois na época de degelo nos Andes, o fluxo de água aumenta e o rio fica bem cheio.

Uma curiosidade incrível que existe no Chile é uma pedra semi-preciosa chamada lápis-lazúli. Só em dois lugares do mundo pode-se encontrar esta pedra: Chile e Afeganistão. Você vai ver muitos trabalhos feitos com esta pedra, inclusive jóias lindas.
Vale a pena comprar algo bem caracteristico do Chile, como um moá feito em lápis-lazúli. Nós compramos um pequeno para recordação já que não pretendemos ir ao Afeganistão, rs.
Vejam nas fotos abaixo o Moai gigante que era vendido em uma loja, e a lápis-lazúli rústica sem lapidação.





Estando em Santiago, sugiro começar subindo o Cerro San Cristóbal. Lá tem um funicular muito legal que te transporta até o topo do morro. A vista que se tem lá de cima é fantástica, porém como disse antes, nessa época do ano a poluição grita e vocês verão nas fotos.


Este foi o funicular mais alto que subimos até hoje. Muito bom!!!




O Cerro San Cristóbal tem esse espaço com lojinhas e lanchonete. Dá para tirar fotos incríveis e ainda visitar a igreja bem linda que está em anexo.





Nós estávamos lá quando o sino bateu ao meio-dia. Daí um homem que faz parte da igreja, pega um microfone sem fio e reza Ave Maria algumas vezes. Muito lindo!!!!



Descendo do funicular você já estará no bairro Florestal/Bellas Artes. Lá tem o shopping Patio Bellavista, cheio de restaurantes bem fofos e lojinhas. A rua lateral, chamada Calle Constituición é cheia de restaurantes e bares.
Como era dia de semana, esses restaurantes dentro do shopping fazem promoções de almoço a preço fechado, com entrada, prato principal, sobremesa e até café, rs. Fica bem movimentado e vale a pena, porque os restaurantes são bons e os preços bem em conta.
Os restaurantes da Calle Constituición são ótimos para a noite. Ficam animados com mesinhas na calçada e muitos são temáticos.

Entrada do shopping Patio Bellavista:




Vejam quantos restaurantes fofinhos que tem aí dentro...


Esta é a Calle Constituición com vários restaurantes:


Saindo daí, caminhamos até o centro velho de Santiago para ver a Plaza de Armas, Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional.
Fomos caminhando por uma avenida bem ampla e tranquila. Caminhar por Santiago é muito gostoso, porque sentimos segurança, e se cansar, é só pegar o metrô.


Mesmo no início do outono, é lindo ver as folhas ficando alaranjadas/acobreadas. Acho lindo!!!



Vejam o contraste... Lá no fundo um prédio bem moderno e na frente uma construção antiga. Em Santiago, por vários momentos você se depara com estes contrastes.




Vejam nas fotos abaixo que mesmo sendo um centro antigo, com muitas pessoas andando de um lado para o outro, a cidade é limpa!!!!


Na Plaza de Armas tem esta escultura interessante. A praça é o marco zero da cidade.



Saindo da Plaza de Armas, fomos conhecer o tão famoso Mercado Central. Gente, é incrível o assédio bem chatinho dos funcionários dos restaurantes. Você se aproxima da entrada e já é abordada por pessoas que começam a falar dos pratos que o restaurante serve, perguntando se você já almoçou, etc. Daí você consegue entrar e cada passo que você pensa em dar, uma pessoa te aborda tentando te levar para um restaurante. Achei muito chato porque você quase não consegue observar a beleza do mercado, e nem tirar muitas fotos. Você quer mais é olhar rapidinho e sair correndo de lá, rs.
Para quem quer almoçar, é um lugar bem legal para comer mariscos bem frescos, mas acredito que o assédio espanta um pouco os turistas.
Respire fundo, prepare a paciência e aproveite!




Depois fomos conhecer o Palácio de la Moneda, Câmara dos Deputados e antigo Congresso Nacional.




Um pouquinho mais de caminhada e já estávamos no Cerro Santa Lucía, onde tem-se uma vista incrível!!!! Você vai precisar de muita perna para subir até o topo, pois existem várias e várias escadinhas pequeninas para subir. Vale a pena vencer o cansaço!!!!



Vejam lá no fundo os Andes... Tem hora que a poluição diminui um pouco e você consegue ver o contorno. Muito lindo!



Saindo do Cerro Santa Lucía, o dia já estava terminando, e nós estávamos bem cansados e felizes. Nesta época do ano escurece bem tarde. O sol se punha por volta das 20:30, então o dia é bem longo!

Voltamos ao bairro boêmio da Bella Vista para ver o movimento, escolher um restaurante para o nosso jantar, relaxar com uma boa cerveja e uma conversa deliciosa.

Como disse antes, a Calle Constituición fica linda, toda iluminada e com muita gente!


Vejam esta pintura no muro que encontramos? Achei bem original e colorida!


Escolhemos o restaurante Como Água para Chocolate. Este restaurante é incrível, com uma decoração muito divertida, romântico, ambiente super agradável, atendimento bom e comida deliciosa.

Vejam esta mesa imitando uma cama??? Muito legal!! hehehe.



Escolhi um prato de peixe que foi flambado ao rum ali na hora. A princípio fiquei com medinho da minha comida torrar, pois estava morrendo de fome, mas depois curti o espetáculo. Até filmei, hehehe.


Bebemos boas cervejas:




No final do dia seguinte, depois de voltar de mais passeios (que postarei futuramente), visitamos mais lugares interessantes de Santiago. Conhecemos o shopping Parque Arauco, que é muito grande e tem uma parte aberta bem interessante. Entramos só para ver como era a parte aberta e comprar água, porque nesta cidade dá muitaaa sede, rs.


Saindo do shopping Parque Arauco, fomos caminhando até o bairro Las Condes/El Golf. É meio longinho, mas gostamos de andar para ver as curiosidades e conhecer de verdade os lugares que visitamos.
Chegando lá encontramos outra Santiago. Prédios moderníssimos, hotéis 5 estrelas, restaurantes lindos, pessoas bonitas... Andamos toda a rua principal e os arredores, até que anoiteceu e escolhemos o restaurante para nosso jantar.



Teatro Municipal.




Antes de escurecer, tiramos uma foto do restaurante que escolhemos, fomos andar um pouco mais para depois jantar. A pizzaria Tiramisú é muito linda, ambiente romântico, lotada, pizza maravilhosa e muitas gourmet que adorooo!


Tem cada prédio comercial moderno e lindo nesta região. Nesta rua tem um lugar muito legal chamado Coquinaria. Fica embaixo do luxuoso hotel W. Você desce umas escadas e vai encontrar um restaurante com lojinha super gourmet. Se gosta de coisas diferentes, vai passar horas ali olhando exatamente como nós ficamos, rs.
Neste lugar aproveitamos para beber o Pisco Sour, com tábua de frios patagônicos. Foi uma experiência incrível, vale a pena!!!


Foto noturna. Muito legal!


Cerveja boaaa...


Ah, no último dia de Santiago, fomos ao pub Dublin que fica no bairro Bella Vista (Calle Constituición). Passamos horas lá bebendo boas cervejas e comendo petiscos deliciosos... Que saudade deste lugar, rs!!


Adorei os dizeres dessas plaquinhas, rs.



No próximo post vou falar de Valparaíso e Viña del Mar.

Beijos :o)

17 comentários:

Unknown disse...

Carol querida,
Está aí um lugar que é meu sonho conhecer: Chile e todas suas belezas e vinícolas, principalmente!!rsrsrs
Bom, sobre sua pergunta: nunca tive pÂnico não. Tem algumas situações que eu já fiquei um pouco mais nervosa e consumi mais ar, como por exemplo o meu primeiro mergulho noturno, um outro mergulho dentro de naufrágio...situações que agora um pouco experiente já sei controlar. Mas nunca imaginei que pode faltar ar, essas coisas. Mergulho quando bem instruído é uma operação segura. Lógico que ninguém está livre de acidentes, mas o principal além da calma, é fazer um bom curso e ter seus limites respeitados.
Então, se anima? Tenho um monte de amigos em SAMPA que são mergulhadores!
Um beijão

Suzyy - Vaidades Femininas disse...

Menina, deu vontade de viajar, mas de mudança, tendo que comprar tanta coisa. Acho que viagem só em junho. Bjs

sheyla xavier disse...

Carol, que viagem incrível, fiquei com vontade de conhecer.. adorei as fotos e as dicas.
Muito bom, ficarei esperando o próximo psot.
Beijos, Sheyla.

Milena F. disse...

Um dos lugares que sempre quis conhecer, mas ainda não deu! Quem sabe um dia?

Keli Cristina disse...

Olá Carol!!
Que belezinha de viagem hein!!!
Lindo o lugar,as fotos ficaram maraaa..
Abraços Keli.

Viagem para Mulheres disse...

Oi Carol!

Menina, sabe que eu preciso dar uma nova chance a Santiago? Fui, vi, mas não apaixonei. Só pela comida, comi muito bem!

Seu post me empolgou!

Beijos

compreiporai disse...

Que lugar lindo... adorei as fotos.

Viajar é sempre bom né?

Bjão

www.compreiporai.com

Cristina Ferreira disse...

Que cidade linda , gostei muito . E que belas fotos.

Beijos.

Lia e Vi disse...

Que fotos lindas !!!
Amei, aliás amo essas fotos de viagem, a gente aproveita e viaja junto, srsrs

bjus 1000 querida !!!

Anônimo disse...

Carol, que post mais delicioso! Gostei muito das dicas e principalmente das fotos. Que graça você compartilhar com a gente tantos momentos dessa viagem! Valeu! Beijos, Paula

A FADA DAS AGULHAS disse...

Olá Carol, que belíssimas imagens, e que gostosa viagem...adorei o post, e viajei junto rsrs.
Foi muito bom, receber sua visitinha no meu blog!!!
Te desejo um lindo domingo!!!

Um beijo querida!!!

Simone Souza

ANDRÉA disse...

Nossa Flor!!!Que delicia de lugar!!!!
Amei!!!!

Um maravilhoso Domingo e um grande beijo no coração

Andrea

Maria Regina Almeida Silva disse...

Oii,Carol...
Que lindo !!!
Por alguns minutos viajei com vc,adorei !!!
bjss.

Roberta Lito disse...

Viajar e conhecer outras culturas e paladares é um prazer enenarrável, gostei.

Beijos

Elaine Lobato disse...

Oi Carol que legal, amo relato de viagem!
bjs

gerlane disse...

Fui e me apaixonei pelo Chile. Lindo demais. Tudo é belo.As fotos me fizeram lembrar momentos inesquecíveis.

Anônimo disse...

O Chile é um país de sonhos. A natureza foi pródiga para os chilenos, que realmente, tem de tudo, neve e deserto. O Pacífico com águas, extremante frias. O Deserto de Atacama, alvo de nossa visita, bem quente, mas extremamente lindo. Salar de Atacama, Valle de la Luna , Valle de la Muerte, Laguna Miñique,geyser do Tatio. Cidades de San Pedro, Toconao, comidas incriveis, vicícolas maravilhosa!Volveré alla, te escho de menos, Chile!

Postar um comentário