12 de janeiro de 2014

4

Risoto de presunto de parma, queijo brie e figo

Este post é em homenagem a Chris do blog Inventando com a mamãe. (http://inventandocomamamae.blogspot.com.br)


A Chris foi almoçar com a família em um restaurante e postou foto do risoto com presunto de parma, brie e figo. Eu comentei que já havia feito, ela pediu a receita e aqui está.
Este post estava programado mais para frente, mas em homenagem a Chris e a todos que babaram no prato dela, aqui está a receita.

Muito fácil de preparar e fica com um sabor maravilhosoooo!

Caldo de legumes caseiro:

O segredo número 1 do risoto é o caldo. Para ter um resultado muito bom tem que ter caldo caseiro, caso contrário o sabor será diferente.
O caldo para este risoto eu fiz assim: Coloque 2 litros (coloco mais do que vou usar porque depois eu congelo) de água na panela, acrescentei: salsão, cenoura, alho, pimenta moída na hora, cebola, tomilho e alecrim.
Deixei ferver bem durante meia hora, depois coloquei e fogo baixo ainda fervendo e fui utilizando para regar meu arroz.

Eu vou pegando com uma concha o caldo e regando o arroz, mas antes passa por uma peneira para sair os pedaços de legumes e ervas que vão se soltando na fervura.


Ingredientes do risoto:

1 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo (aqui em casa a xícara de chá é pequena e essa medida já sei que dá bem servido para 2 pessoas, mas você veja aí na sua casa qual a quantidade certa)
1/2 colher (sobremesa) de margarina/manteiga (uso pouco mesmo porque não gosto de muita gordura, mas fique a vontade caso queira colocar mais)
1/2 cebola (usei a cebola roxa e bati no processador para ter pedaços, pois iria brigar com a textura do presunto de parma)
1 xícara (chá) de vinho branco seco de boa qualidade (eu uso até mais de 1 xícara)
1 litro de caldo de legumes caseiro fervendo
1 xícara (chá) de presunto de parma picadinho (tirei a gordura)
1/2 xícara (chá) de figo fresco picadinho
1 xícara (chá) de queijo brie picado em pedaços
3 colheres (sopa) de queijo parmesão de boa qualidade ralado grosso
Pimenta moída na hora e sal a gosto.


Modo de preparo:

Coloque a manteiga/margarina na panela, refoge a cebola. Junte o arroz e deixe dar uma fritadinha. Depois acrescente o vinho branco e mexa bem até que comece a secar.
Assim que começar a secar, acrescente uma concha de caldo caseiro quente e fique mexendo. Assim que começar a secar coloque outra concha de caldo quente e vai mexendo... Repita esse processo até que o arroz esteja al dente.
Assim que o arroz estiver al dente, acrescente os o presunto de parma picadinho, mexa bem, depois acrescente o figo picadinho e no final o queijo brie cortado em pedaços com o parmesão ralado. Desligue o fogo.

O risoto tem que ficar cremoso, não pode ficar seco e nem com muita água. Pelo menos eu gosto assim bem cremoso, não gosto de seco e nem meio sopa de risoto.

Sirva imediatamente, bem quentinho e cremoso! Ficou divinoooo!!!




O caldo sendo preparado!!






Beijos :o)))

4 comentários:

Fernanda Reali disse...

Ficou lindo, apetitoso, cheio de coisas gostosas! Já pinterestei para fazer aqui. Figo é uma das minhas frutas preferidas. Também gosto de risoto cremoso, mas não com creme de leite, cremoso assim, por ser preparado de concha em concha. Perfeito!

Unknown disse...

Bela combinação! Fiquei com vontade de testar!
Bjocas e boa semana!!

Chris Ferreira disse...

Carol,maravilhosa essa receita. Vou fazer com certeza e muito obrigada por ter postado.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Anônimo disse...

Oi querida Carol! Tudo bem? Passou bem a virada do ano? Desejo um excelente 2014 para você e os seus. Que seus projetos sejam bem sucedidos! Olha este risoto me parece saborosíssimo! Pude sentir o aroma aqui com a última imagem, do caldo sendo preparado. Hmmmm... Nosso almoço está de pé? Vamos marcar? Beijos, Paula

Postar um comentário