1 de dezembro de 2011

3

Nhoque caseiro com trufa negra

Estou com algumas coisas boas de comer que foram trazidas de viagens e uma delas é a trufa negra. Eu queria fazer uma massa sem muito molho e colocar a trufa para que pudesse realçar.
Então eu mesma fiz um nhoque facílimo. Nada de achar que é difícil, que é receita muito antiga de ficar horas na cozinha. Essa receita é aquela "das boas".

Ingrediente:
1/2 k de batata asterix (aquela rosa).
1/2 xícara de (chá) farinha trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de margarina (é pouco mesmo)
1 gema

Para dar certo você deverá cozinhar a batata no microondas. Então descasque a batara, corte em cubos, coloque no saquinho (pode ser celofane ou aquele que você compra frutas no mercado), dá um nó, faça furos com uma faca e leve ao microondas por 5 minutos em potência máxima. Quando o tempo acabar você deixa uns 2 minutos antes de abrir. Se ainda não estiver molinha é só deixar mais.

Amasse a batata, deixe esfriar, depois acrescente todos os ingredientes deixando a farinha por último. vai colocando a farinha aos poucos.
Essa massa não precisa ficar sovando e sim só misture tudo, deixe formar uma bola sem grudar nas mãos. Deixe descansar por 30 minutos fora da geladeira e dentro de um saco.
Vai pegando uma porção e fazendo rolinhos. Corte do tamanho que você desejar.
Eu coloquei farinha nas mãos para facilitar e também na tábua.
Coloque a água para ferver com sal e assim que levantar fervura, vai colocando aos poucos os nhoques na água. Assim que subir, pode retirar e colocar no molho.

Você pode fazer o molho que quiser, vermelho, branco, quatro queijos ou na manteiga. Eu preferi para esta ocasião puxar o nhoque na manteiga com sálvia (apenas derreta a manteiga e coloque folhas de sálvia).

Por último coloquei pedacinhos de trufa negra. Ficou muito bom e leve este nhoque, vale a pena fazer.

Dicas: Para 2 pessoas dependendo da fome é pouco, daí é bom dobrar a receita. Geralmente se você gosta de comer uma massa com um vinho, pode ser pouco sim. No meu caso não foi pouco porque eu servi uma entradinha antes.







Beijos :o)

3 comentários:

Executiva de Panela disse...

Que luxo menina! Arrasou! Beijos, Paula

Ana Maria Braga disse...

Comecei um regime ontem e lendo esse seu post me deu uma fome!!! Adoro receitinhas fáceis.
Gostei da visita. Bjs, CArol.

Karen, viagens e outras coisitas más ... disse...

Ficou perfeito Carol, pena que não sou muito boa com massas.
Beijos e bom final de semana.

Postar um comentário