27 de janeiro de 2011

0

Viagem a Portugal (Parte I)

Olá pessoal.
Como já coloquei aqui, eu e meu marido amamos viagens e sempre estamos inventando algo para fazer, seja longe ou perto.

Em Outubro do ano passado fomos para Portugal e ficamos 12 dias. Viajamos pela companhia aérea Ibéria. Muito boa esta cia, as aeronaves tem bastante espaço entre as poltronas, as alimentações são boas, mas o único problema é o entretenimento que na verdade não tem nenhum.

Fizemos uma conexão em Madrid que foi rápida e logo pegamos um outro avião para Lisboa o qual ficamos 3 dias e meio. Chegamos já depois do almoço, compramos o Lisboa Card (que dá você pode utiliza-lo em metrô, trem, funicular e elevador). Muito cuidado para utilizar transporte público na Europa, pois você compra o bilhete e não tem aparentemente ninguém para verificar ase você validou. A máquina para validar o bilhete no metrô geralmente fica na entrada, mas muito discreta que na correria você não vê e se não validar pode ser pego por ficais tanto dentro do metrô quanto nas estações. Nos funiculares você entra e tem já o lugar para validar... Tudo é na confiança e educação, mas existem sim fiscais e se for pego andando de transporte público sem validar tem uma multa bem alta.
Deixamos as malas no hotel e logo saímos para aproveitar o restante do dia, visto que que era horário de verão lá e o dia era mais longo.
Pegamos o metrô e fomos conhecer o Oceanário de Lisboa.




Ficamos lá aproximadamente 2 horas e vimos tudo com calma. Realmente este Oceanário é maravilhoso e vale muito a pena ir, pois é muito ambientalizado, tem lugares que você interage com os animais e também você vê muitas coisa que jamais encontrará em um aquário normal.
Saímos do Oceanário e o dia ainda estava claro, então ficamos por ali no Parque das Nações para conhecer, pois e a parte mais nova e nobre da cidade. Foi revitalizada para a expo 98 e é tudo lindo que destoa muito das outras regiões de Lisboa.
Claro, depois fomos comer por ali que tem vários restaurante legais e fomos atendidos por uma brasileira. Muito normal isso lá, muitos brasileiros vão ganhar a vida em Portugal.






Não alugamos carro em Lisboa, porque realmente é muito fácil andar de transporte público e também é maravilhoso sair andando nas ruas de Lisboas.
No dia seguinte acordamos bem cedo, pegamos o metrô e fomos passear por Lisboa. Passamos pelo Arco da rua Augusta.






Depois fomos ao Portal de Nossa Senhora da Conceição velha, na verdade é o que resta da igreja Nossa Senhora da Misericórdia a qual foi destruída pelo terremoto de 1755. Vale a pena ir com calma, ler as histórias e voltar ao tempo.


Fomos também na Catedral da Sé, que inclusive estão fazendo escavações arqueológicas








Indo para o Castelo de São Jorge passamos pelo Miradoura de Santa Catarina e Santa Luzia que tem uma vista bem bonita de lá. Parada obrigatória!!!






Chegamos enfim no Castelo de São Jorge. Ficamos sem ar de tão lindo e por ficar na colina mais alta da Capital. Muitos sobrem de elétrico, mas preferimos subir a pé para ver tudo com calma, tirar fotos e ver o dia-a-dia, rs.
As ruínas desta fortaleza fundada pelos mulçumanos no século X e transformada em residência da Corte portuguesa 2 séculos depois. Tem uma vista linda da cidade histórica do rio e do mar ao longe.






Depois deste passeio, descemos para o centro histórico, fomos comer bacalhau e beber uma cerveja... Cuidado na hora de comer e beber em alguns lugares, porque muitos cobram mais caro para sentar-se do lado de fora, isto é, comer dentro do restaurante e no ar condicionado geralmente é mais barato!!!!

Em seguida fomos ver a Igreja e Convento do Carmo que foi erguido no século XIV, foi destruído no terremoto de 1755. As ruínas merecem uma visita, pois você entra em uma igreja ao céu aberto com pilares erguidos.







Saindo de lá passamos no Elevador Santa Justa, mas não descemos porque a fila de turista era gigante e muito lenta. Não queríamos perder tempo com isso.



Depois disso descemos e fomos andar de Eléctrico 28 que é um clássico bondinho lisboeta. É possível percorrer bairros históricos com ele que partiu da Praça Martim Moniz, sobe as ladeiras de Alfama, atravessa a Baixa, o Chiado, Santos e chega em Campo de Ourique, pertinho da Casa Fernando Pessoa.
Dentro do bondinho tem avisos para tomar cuidado com batedores de carteira, mas não vimos nada de perigoso apenas fiquem de olho nos seus pertences.





Casa Fernando Pessoa que foi inaugurada em 1993 está instalada na última morada onde residiu aquele que é considerado o maior poeta português do século XX.


É claro que não pode sair de Lisboa sem ir pelo menos tomar um café na A Brasileira que é a mais emblemática cafeteria da Capital. Sempre muito cheia de turista e as portas foram abertas 1905 e tem a figura feita em puro bronze de Fernando Pessoa.






Ouvimos muito falar da bebida chamada Ginginha. Andamos e andamos pela cidade e encontramos onde provar a tal bebida. Era um lugar muito pequeno, despojado e muito lotado... Não deixem de experimentar, porque e muito boa principalmente com o tempo meio friozinho, rs.



Aproveitamos para curtir a cidade ao anoitecer com tudo iluminado que é divino. Resolvemos andar, curtir a cidade até a hora de irmos jantar, porque em Lisboa a maioria dos restaurante não ficam abertos até muito tarde. Entre às 20:00 h e 21:00h é bom já ter um lugarzinho escolhido para jantar, porque às 22:00h eles já começam a retirar as cadeiras de fora, guardar as coisas, limpar o restaurante, etc.
Vale lembrar que o couvert é cobrado apenas pelo que come, por exemplo, se comer um pão e um patê vão te cobrar apenas isso. Todos os pratos são bem servidos e como não comemos muito sempre pedíamos um prato para os dois.
Terminamos o dia bem cansados mais muitooooo felizes por ter visto tantas coisas lindas.
Merecíamos um jantar com vinho né???? rs.


No dia seguinte acordamos cedo e logo fomos para Belém, onde há mais de cinco séculos partiram as naus e caravelas das descobertas rumo ao Novo Mundo. É um lugar muito importante para os brasileiros!

Passamos pelo Mosteiro dos Jerônimos, mas como estava fechada corremos para a Torre de Belém que está na lista das Sete Maravilhas de Portugal. Essa torre dava cobertura aos navios que chegavam com riquezas do Novo Mundo.
É linda, muito bem conservada e vale a pena entrar para uma visita.
















Depois desta bela visita a Torre de Belém, fomos caminhando até o Padrão dos Descobrimentos que não é nada longe e a caminhada é muito agradável.
Em 1960, Belém ganhou um monumento que simbolizava uma caravela acompanhada por navegadores e figuras célebres dos descobrimentos: Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Luís de Camões entre eles. O Infante D. Henrique encabeça a esquadra.
Não deixem de subir lá no alto, pois a vista é LINDA!










Enfim fomos ao Mosteiro dos Jerônimos que também faz parte das Sete Maravilhas de Portugal, que foi construída em 1501, a mando do rei D. Manuel I, e ostenta um fachada bastante ornamentada, decorada com motivos de cordas, esferas armilares, cruzes da Ordem de Cristo e elementos naturalistas. E na igreja desse mosteiro que os navegantes pediam proteção antes de se lançarem em mais uma viagem.












Saindo do Mosteiro fomos conhecer o tão famoso pastelzinho de Belém. O verdadeiro pastelzinho de Belém só vende em Belém, fora deste lugar só é chamado de pastelzinhod e Nata, o qual tem sim diferença na massa.
Este lugar abriu em 1837 e até hoje é um caso de sucesso. Os inúmeros salões decorados com azulejos estão sempre cheios de gente que vêm por causa do doce, embora existem várias outra iguarias.
Nós tivemos o prazer de comer um salgado com uma boa cerveja e o prazer maior ainda de comer os verdadeiros pasteizinhos de Belém...




Agora muito felizes após esta ilustre parada, fomos andando para o Museu Nacional dos Conhes, mas antes curtimos um solzinho na praça do Império, rs.

O Museu Nacional dos Coches é o museu mais visitado da Capital. No antigo Picadeiro Real estão expostos coches, carruagens, carrinhos de passeio e outras preciosas viaturas utilizadas pelos reis europeus entre os séculos XVII e XIX. 
Realmente é um lugar fantástico que você volta ao tempo e vê como tudo era lindo, perfeito, com detalhes talhados na madeira e com glamour.



Depois desta última visita voltamos para Lisboa que já estava anoitecendo, andamos pelo bairro do Chiado, vendo a movimentação das pessoas, a cidade iluminada e fomos escolher nosso restaurante para o nosso merecido jantar, rs.





No dia seguinte acordamos cedo e fomos explorar mais o Parque das Nações (aquela parte nobre que visitamos no primeiro dia, que fica o Oceanário, parte comercial, alguns restaurantes mais modernos, etc).

Andamos de teleférico, curtimos o parque, vimos cada detalhe daquele lugar lindo, ficamos escolhendo um restaurante para a noite...














No final do dia voltamos para a parte mais central de Lisboa, curtimos mais um tempinho na cidade para andar, tirar fotos e alugamos o carro para continuar a viagem no dia seguinte.



A noite voltamos para o Parque das Nações, pois escolhemos um Pub bem gostoso para nossa noite.
 Foi um dia muito lindo, feliz e todo especial. Além de estarmos curtindo nossa viagem era o dia do aniversário do meu marido.
Para fechar bem noite fomos ao Pub para beber uma boa cerveja, uma comidinha maravilhosa e sobremesa divina!!!





Bom pessoal, me empolguei e escrevi muitooo. Agora eu vou dar continuidade da viagem em outros posts para não ficar muito grande.

Bjs :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário