3 de outubro de 2012

5

Viagem: Chile (Ilha de Páscoa)

Final do mês de Agosto, eu e meu marido fizemos uma viagem para um lugar encantador. Ilha de Páscoa!!! É o local habitado mais isolado do mundo!

A ilha foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade, sendo considerada como o maior museu a céu aberto do planeta.

A ilha é um mistério. Você chega cheio de dúvidas e vai embora com mais dúvidas ainda, rs.

Não precisa de muito tempo para esta viagem, três dias inteiros lá é mais que o suficiente!!! A ilha é pequena, o centro da cidade também, ao ponto de você encontrar os mesmos turistas por onde andar, rs.


Centro da cidade - Vale a pena andar durante o dia e à noite. Entrar em algumas lojinhas, no mercado de artesanato, mercadinho, na igreja...







Tudo fica muito longe da Ilha de Páscoa. O continente mais próximo fica cerca de 3.800 km (costa oeste do Chile). Por este motivo tem o título de ser o Umbigo do Mundo (Te Pito O Te Henua, na língua Rapa Nui).
Lá tem horário de chegada e partida certa dos aviões, fora deste horário o aeroporto fica fechado. Os funcionários vão para lá só no momento em que o avião vai aterrizar... Chega a ser engraçado passar no aeroporto e ver tudo fechado, rs.


Na ilha existiam centenas de Moais. Acontece que todas as estátuas foram derrubadas no século XVII, após uma guerra tribal, fora que já teve uma Tsunami também.
Depois disso nenhum ficou de pé. Então o governo japonês investiu para levantar alguns dos Moais.
Claro que o processo é caro, demorado e com isso apenas alguns estão em pé e nem todos em perfeito estado.

Você encontra muitos caídos, alguns despedaçados, praticamente esfarelados. Como foram feitos de pedras vulcânicas, elas são leves. Com a queda esfarelam...

O interesse deveria ser do governo Chileno em restaurar alguns outros e preservar os que estão em pé hoje. Acredito que daqui alguns anos não terá mais interesse na Ilha de Páscoa, porque tudo vai se acabar sem ninguém se preocupar em preservar. Uma pena!

Nós pesquisamos muito antes de ir e vi vários relatos de que daria para ver centenas de Moais em pé! Só indo mesmo para ver com seus próprios olhos e tirar suas verdadeiras conclusões. Vejam alguns destruídos!








Enfim, a Ilha é linda e tem uma energia incrível. O pôr-do-sol é um espetáculo da natureza, onde o sol se põe na água. Lindo! Você vê o sol se despedindo entre os Moais e dá para sentir uma elevação e energia sensacional. Já estou com saudades deste momento único!






A dica é alugar um carro porque assim você consegue visitar todos os pontos da ilha no seu tempo, e contemplar a beleza rústica e selvagem.
Como o clima lá é muito dinâmico, às vezes você tira uma foto com a iluminação não muito legal e depois o tempo melhora. Você estando de carro, dá para voltar e tirar aquela foto lindaaa! rs.
Fizemos muito isso.

Outra dica é levar pesos chileno, já que no aeroporto, antes de passar pela segurança, tem um quiosque que vende com desconto o ingresso para o Parque Nacional de Rapa Nui, onde estão as duas grandes atrações da ilha: Rano Kau e Rano Raraku (a fábrica de Moais). No dia em que chegamos, a máquina de cartão de crédito não estava funcionando, sorte que estávamos com dinheiro local!


Já fomos recepcionados com colar de flores!



Ficamos sabendo que existem eventualmente alguns contratempos com os voos que servem a ilha, pois somente a LAN Chile opera lá. Aconteceu conosco... Os voos são assim: Peru/Santiago com escala na Ilha de Páscoa ou Santiago/Papeete com escala na Ilha de Páscoa (e vice-versa). Se um desses for cancelado por algum motivo, todos os outros voos sofrerão, e a malha aérea que serve a ilha fica bem prejudicada, podendo levar dois dias ou mais até restabelecerem a grade normal. Então é bom viajar com um dia de folga para voltar, pois se você tem um compromisso no dia seguinte da sua chegada de viagem, pode ser que tenha algum problema.
Eles estão acostumados quando isso acontece, já tem os restaurantes certos que a companhia aérea paga as refeições e inclusive tem uma agência da LAN Chile bem no centro da cidade.

Sobre a vestimenta, tem que ser simples, confortável, tênis e bota sem salto. Venta muito, então uma blusa que corta o vento sempre é bom.

Os restaurantes são lindos à noite e os pratos são todos muito bem servidos. Detalhe: sempre servidos de uma forma diferente, pratos bem arrumados com flores, velas, etc. Lá a gente come com os olhos, rs.

O que eu achei lindo foi ver os cavalos selvagens... Que natureza linda meu Deus!!!




Os pontos auges onde você vai ver os Moais em pé com a maior parte em bom estado são:


Fábrica de Moais, no vulcão Rano Raraku, reúne mais de 300 deles.



Este Moai estava ainda sendo esculpido. Impressionante!!!





Moais no Ahu Tongariki - O maior de todos os altares da ilha, com 200m de extensão e 15 moais. Foi destruído por um maremoto em 1960 e restaurado 30 anos depois.







Caverna Ana Kai Tangata que serviu como refúgio na época da guerra.


Desenhos nas pedras dentro da caverna, lindo!




"O homem-pássaro era escolhido entre os guerreiros da ilha; todos os anos, na primavera por ocasião da passagem das aves-fragatas, que iam nidificar nuns ilhotes desabitados mesmo em frente à Ilha de Páscoa, havia o grande concurso para o homem-pássaro. Estes tinham que participar em diversas competições, que incluía uma prova de natação até esses ilhotes e a procura de um ovo; ganhava aquele que trouxesse o primeiro ovo da ave-fragata. O vencedor tinha então o poder de nomear o clã que iria governar e a que atividades econômicas cada clã se iria dedicar."
Fonte: http://www.aaaio.pt/public/ioand146.htm



Praia de Anakena - É linda e também conta com barraquinhas que servem espetos de atum fresca com legumes grelhados sob carvão. É tudo de bom!
Almoçamos duas vezes lá já que sentir a brisa do mar, comer salada fresquinha e atum no ponto, é certamente comer no melhor restaurante do mundo! rs.

O altar (Ahu em língua Rapa Nui) junto à praia de Anakena tem algums dos Moais mais bem conservados da ilha, com excelente definição dos traços faciais, braços, mãos e abdômen.

Moais no Ahu Nau Nau em Anakena:







Chegamos muito cedo na ilha, daí quando deu o horário do almoço corremos para a praia de Anakena.  Comemos e bebemos a cerveja feita lá. Só posso dizer que são deliciosas! Volto depois com um post só para elas, pois trouxemos algumas para beber em casa, rs.




Abaixo está o Ahu Akivi, que foi o primeiro altar de Moais a ser restaurado nos anos 60 e é o único no interior da ilha. Único também onde os Moais estão voltados para o mar.


Abaixo você podem ver algumas fotos do Complexo Arqueológico Tahai. É neste complexo onde acontece o melhor pôr-do-sol!!!

Moais no Ahu Vai Uri


Moai do Ahu Tahai


Moai no Ahu Ko Te Riku - O único que tem olhos. Este também tem o "pukao", uma espécie de chapéu para reverenciar alguma pessoa de classe mais nobre.


Espero que tenham gostado...

Beijos :o))

5 comentários:

OITINHO ETC ETAL - FABY disse...

MENINA, AMEI!!!
NUNCA TINHA VISTO FOTOS ASSIM DA ILHA DE PASCOA.
SEMPRE QUE TEM FOTOS DA ILHA, ELES MOSTRAM SÓ OS MOAIS.
LUGAR LINDO, FOTOS LINDAS, MARAVILHA.
PARABÉNS!

Suzyy - Vaidades Femininas disse...

Que lindo. Amei. Bjs
www.blogdasuzyy.blogspot.com

Anônimo disse...

Lugar muito exótico! Parabéns pelas fotos.
Dog.

Milena F. disse...

Que passeio lindo!
Justamente ainda nunca fui pois acho tão longe de tudo... Mas um dia irei, com certeza!

Chris Ferreira disse...

Que delícia, Carol!!!
Amei!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Postar um comentário